PHP 5.6.0 Disponível
A Equipe de Desenvolvimento PHP anuncia a disponibilidade do PHP 5.6.0. Esta nova versão vem com novas funcionalidades, mudanças incompatíveis com versões anteriores e diversas melhorias.
Ler mais
A Equipe de Desenvolvimento PHP anuncia a disponibilidade do PHP 5.6.0. Esta nova versão vem com novas funcionalidades, mudanças incompatíveis com versões anteriores e diversas melhorias.
Ler mais
A Mandriva SA anuncia hoje o lançamento do MBS eVA, a sua plataforma de Gerenciamento de Nuvem.
MBS eVA é uma solução integrada que oferece recursos diferenciados para simplificar a administração de estruturas de virtualização em uma única interface.
Ler mais
Cisco e Red Hat anunciaram uma nova solução de infra-estrutura integrada para implementações de nuvens baseadas em OpenStack. Além disso, as companhias anunciaram uma expansão de seu relacionamento, acelerando a colaboração em torno do OpenStack e projetos de cloud.
O nxserver é sem dúvida uma das melhores soluções para acesso remoto em sistemas Linux, porém apresenta problemas quando existe a necessidade de acesso remoto a algumas teclas de função. Em nossos testes foram encontrados problemas com o caracter “/”.
Este é imprescindível para a administração de sistemas Linux e demais tarefas relacionadas ao ambiente gráfico, para contornar o problema foi utilizado o comando xmodmap. Este salva o mapa de caracteres atual em um arquivo e o carrega posteriormente após realizar login na interface gráfica.
Primeiramente é necessário atualizar o keymap atual, a seguir configuramos o sistema para utilizar o br-abnt2:
$setxkbmap -model abnt2 -layout br $xmodmap -e "keycode 123 = slash question" $xmodmap -e "keycode 211 = slash question"
Uma vez configurado o teclado a configuração será exportada para o arquivo .xmodmaprc, este deverá estar no diretório home do usuário em questão:
xmodmap -pke > .xmodmaprc
Em nosso caso estamos utilizando o XFCE como ambiente gráfico padrão, a configuração deve ser adicionada na inicialização do ambiente gráfico. Esta pode ser realizada através do meu “Applications Menu / Settings / Session and Startup. Na aba Application Autostart adicione as informações conforme a figura abaixo:
Após a configuração clique em ok e o mapa de caracteres estará correto. No próximo login a interface gráfica. Como o Linux possui uma enorme flexibilidade, esta é somente uma das maneiras de efetuar esta configuração, tendo muitas outras formas existentes.