NextCloud

NextCloud

Neste artigo estaremos conhecendo o NextCloud, uma ferramenta fantástica que pode ajudar muito em sua produtividade e armazenamento de dados. O NextCloud funciona da mesma forma que ferramentas como Google Drive, OneDrive, DropBox, dentre outros, sincronizando os arquivos de seus dispositivos como smartphones, tablets e computadores para o servidor e compartilhando documentos, porém com a vantagem de hospedar em seu próprio servidor e instalar os apps que você deseja, e o melhor, é um software livre e pode ser utlizado gratuitamente!

Em sua loja de apicativos, é possível escolher entre centenas de opções, como pacote office, player mp3, leitor de pdf, monitoramento e demais ítems que podem ajudar em sua produtividade no dia á dia.

Abaixo iremos conhecer alguns dos muitos aplicativos disponibilizados pela equipe do NextCloud como o Talk, para vídeo conferências, o pacote office Only Office, webmail RainLoop e muito mais ferramentas que irão tornar sua experiência profissional ou pessoal muito mais produtiva.

Soluções como o Office365 e GoogleWorkSpace são ótimas e possuem muitos recursos úteis, porém nem sempre valor é atrativo para as necessidades de profissionais autônomos e pequemas empresas, como solução para isso por exemplo, para editar planilhas e documentos de texto podemos utilizar o OnlyOffice, um pacote office completo, que pode ser instalado em seu servidor e o melhor, como em outras ferramentas citadas acima, você pode editar seus arquivos de onde estiver, bastante apenas um navegador recente como Chrome ou FireFox.

O OnlyOffice é bem completo e possui suporte a planilhas, documentos em texto e apresentações. Possui também compatibilidade com o OpenOffice, LibreOffice, Microsoft Office e demais ferramentas online como  Office365 e GoogleDocs.

Um outro aplicativo muito útil é o “Paswords”, que é um gerenciador de senhas e com ele você poderá armazenar as suas senhas de forma segura e prática. O aplicativo pode armazenar de forma segura informações de URL’s, usuários, senhas e observações de uso sem que você tenha a necessidade de decorar cada uma destas informações.

Ao cadastrar uma nova senha por exemplo, você poderá copiá-la para a área de transferência com apenas um clique e em seguida colar no site ou aplicação que deverá ser acessado. Da mesma forma é possível também copiar informações como o nome de usuário e até mesmo a própria URL sem a preocupação de quem as informações serão vistas por alguém, podendo até mesmo realizar estas opções com alguém do seu lado ou em uma vídeo conferência.

E por falar em vídeo conferência, o NextCloud também possui um aplicativo para este recurso! Trata-se do Talk! Com ele você pode realizar vídeo conferências da mesma forma em que são realizadas em ferramentas pagas, como Google Meet, Microsoft Teams, Zoom, dentre outros.

É possível realizar vídeo conferências, compartilhar a tela e também conversar via texto através do chat. Tudo isso pode ser realizado com os membros de sua equipe ou grupo cadastrados no NextCloud ou então com amigos, parceiros profissionais ou empresas. O Talk possui suporte aos navegadores atuais como FireFox e Chrome para desktops, e para dispositivos móveis como Android e IOS, bastando baixar nas lojas de aplicativos Google Play, App Store ou na alternativa de código aberto F-Droid.

A compatibilidade do NextCloud para desktops também é impressionante, sendo compatível com Windows, Mac e Linux, podendo assim sincronizar seus arquivos de qualquer dispositivo.

Gostou do NextCloud, porém achou que o processo de instalação é um pouco complicado? Não tem problema, nós podemos te ajudar! Conheça um pouco dos serviços de consultoria do NextCloud na Mailgateway clicando aqui!

minimedia

Os comentários estão fechados.